André Carrilho
Artista
Numa carreira profissional de 30 anos, André Carrilho (Amadora, 1974) já ganhou mais de 100 distinções como artista gráfico, e viu o seu trabalho exposto em mostras individuais e coletivas em Portugal, Espanha, Brasil, França, República Checa, China e EUA. O seu trabalho já foi publicado numa lista alargada de publicações internacionais.
Em 2002, ganhou o Gold Award para Portefólio de Ilustração pela Society for News Design (EUA). Em 2015, o seu cartoon sobre a epidemia do Ébola tornou-se mundialmente viral, ganhando o Grande Prémio no World Press Cartoon. Nesse mesmo ano, ilustrou um mural para a festa dos Óscares da revista Vanity Fair.
Realizou e animou a curta-metragem de animação “Jantar em Lisboa” (Animais, 2007). O filme recebeu distinções nos Festival de Cinema da Covilhã, no festival Caminhos do Cinema Português, e no FICA-Festival Internacional de Cinema do Algarve.
É o autor do livro “A Menina com os Olhos Ocupados” (Bertrand, 2020), que foi galardoado com uma Gold Medal pela Society of Illustrators 63 Annual Competition (EUA) e foi finalista na Bologna Children’s Book Fair 58th edition.
É produtor e co-criador de Spam Cartoon, uma série de cartoons animados para o programa 360°, da RTP Notícias.
O POSTER DE ANDRÉ CARRILHO
Uma reflexão sobre a situação de apartheid vivida pelos palestinianos.