Maxime Chanet
Fotógrafo
Nasceu nos Alpes em 1988 e descobriu a fotografia aos treze anos. Na adolescência, o seu quotidiano foi marcado pela cultura do skate e pela música, que foram as suas fontes de inspiração.
Define a sua prática como “criatividade nascida do tédio”. Incentivado pela avó, que lhe deu a sua primeira máquina fotográfica, iniciou posteriormente uma abordagem fotográfica mais rigorosa, enquanto aguçava o olhar.
Com o bacharelado nas mãos, estudou fotografia em Paris e logo se tornou assistente fotográfico de Nicolas Guerin. Esta primeira experiência deu-lhe a oportunidade de descobrir o mundo do cinema e da imprensa e de enriquecer a sua técnica e estilo fotográfico.
Ao mesmo tempo que trabalhava em encomendas, Maxime Chanet iniciava projetos pessoais. É apaixonado pela intimidade das pessoas e pelas suas vidas secretas. Cada viagem é uma oportunidade para se questionar a invisibilidade das pessoas que encontra pelo caminho. A sua estética decorre da paixão pelo cinema e pela beleza da normalidade. Uma foto é um quadro congelado, um extrato de vida que permite ao espectador imaginar o passado e o futuro dos indivíduos capturados na simplicidade do seu quotidiano. Essa escolha leva-o a aproximar-se dos seus contextos e ambientes, para estabelecer um ambiente autêntico, numa relação sem filtros.
O POSTER DE MAXIME CHANET