Carlos Lima Jr.
Artista
Natural da cidade do Recife (BR), atua no meio do cinema e das artes visuais desde 2018, quando concluiu as a sua formação, em Cinema e Audiovisual. Já trabalhou em longas-metragens e direção de videoclipes.
Em 2020 concluiu uma especialização em “Discursos da Fotografia Contemporânea” nas Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O seu trabalho fotográfico “Ensaio Para o Desaparecimento” (2020) já participou em diversas exposições coletivas, em diferentes partes do Brasil.
Dentre as suas pesquisas, encontramos temas como o inquietante/estranho familiar, a exaustão do “corpo do cansaço”, o desaparecimento da humanidade, os processos de ansiedade, a morte, a não-pertença e a busca pelo caminho do meio.
O POSTER DE CARLOS LIMA JR
Dormentia (fotografia digital, colorida) é a primeira fotografia feita dentro de uma pesquisa sobre as consequências de uma sociedade “pós-industrial-ultra-acelerada” no corpo e na mente humana. Foi criada em dezembro de 2019, numa caminhada pela Av. Infante Dom Henrique em Lisboa, curiosamente quando o artista visitou Marvila pela primeira vez. A obra, de aspecto cinemático e tons surreais, retrata o “corpo do cansaço” no momento em que ele decide não mais reagir. A intenção do artista neste trabalho é de, através da sensação de estranho familiar, propor ao espetador uma reflexão acerca das nossas auto-cobranças, cada vez mais altas, que nos fazem esquecer dos nossos limites e nos põem em choque com o futuro.