Category
VENCEDORES SANDEMAN 2021
About This Project

João daCosta

Artista

site | instagram

 

DaCosta (n.1993) é um artista visual autodidata de cascais, Portugal. Desde cedo que teve uma fácil capacidade de criar universos imaginários, heróis e criaturas.  Como autodidata, começou por explorar o spray aos doze anos e, desde então, não parou. Hoje para além de spray, a tinta acrílica faz parte da sua escolha para a pintura das suas obras, seja em que suporte for.

Explorando vários meios, apresenta o seu trabalho em diversos formatos, desde ilustrações em papel e pinturas murais a construções com madeira sobrepostas. Inspirado pelos esquemas de cores e composições do renascimento, natureza, minimalismo, todo o mundo gráfico e cultural que o rodeia, juntando a sua fértil imaginação, ele apresenta um trabalho muito próprio. Fazendo com que o interprete se perca por cada composição gráfica que cria.

Utilizando frequentemente a ironia nas suas peças, DaCosta apresenta-nos o seu mundo imaginário, crítico e cómico. Com o passar do tempo, começou também a focar o seu trabalho em problemas ambientais e sociais, usando animais, no lugar de pessoas, personificando de um modo critico tudo o que se passa ao seu redor.  Independentemente do seu vasto trabalho de estúdio, é na rua que DaCosta gosta de trabalhar e apresentar o seu trabalho ao alcance de todos.

 

O POSTER DE JOÃO DACOSTA

Optei por colocar um barril, com o símbolo ‘the Don’ da sandeman, com um portal nele inserido, indicando que ao beber o vinho produzido, irá levar-nos até outra dimensão, relaxante e pacífica, onde podemos disfrutar do melhor da vida, com um simples copo. Colocando a árvore sobre o barril, relembro apenas que o simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, assim como se verificou com a marca desde a sua criação, faz todo o sentido inserir este elemento natural. O personagem principal é um pássaro que apos uma breve pesquisa sobre animais afluentes nas margens do douro, criei um senhor que se assemelhe a um pisco-de-peito-azul, a beber o seu copo que é servido por uma garrafa voadora proveniente da arvore, servindo um bom Sandeman. Não esquecendo que estamos num universo único, após o nosso copo, temos ainda um guardião de videiras a acenar para o pisco-de-peito-azul, relembrando a boa disposição que um bom copo pode proporcionar.