Ricky Dávila
Fotógrafo
Ricky Dávila (Ricardo Dávila Wood) é um dos mais conceituados e premiados Fotógrafos Europeus, com uma visão radicalmente pessoal e indissociável do seu percurso como observador do detalhe, do curioso e do insólito, e também de uma certa melancolia e “grão” entre espaço e tempo. Um quase “nevoeiro” expressivo.
Durante mais de 2 décadas, colabora com todas as grandes revistas e jornais internacionais, e recebe prémios como o Fotogranprix, Ortega y Gasset 94, Fotopres 95, II World Press Photo 94, entre tantos outros.
Viajante incansável, e depois de inúmeras experiências editoriais a nível internacional, desde Nova Iorque a Manila, de Cuba à Irlanda, da Grécia ao Peru, regressa décadas mais tarde à terra do pai, em Bilbao, onde dirige o Centro de Fotografía Contemporánea.
É também um incessante escritor, poeta do acaso e do quotidiano, observador incessante que teria Edith Wharton e Cecil Beaton como padrinhos por escolha, nada muito longe de uma realidade paralela da criança que nasce “de penálti” em Bilbao em 1964 de dois pais que recorda sempre num interminável abraço desde o casamento aos 19 anos do outro lado do Atlântico em Boston.